Viva agitada, cheia de vivacidade e trabalho. É assim que a decoradora Romy Schneider leva os seus dias, realizando em cada projeto que assume seu constante desejo de fazer mudanças e transformar ambientes.

Para Romy Schneider, entrar pela primeira vez nos imóveis que vai decorar é como chegar em um mundo de sonhos. É inevitável; ela começa a “sentir” os ambientes, transforma a reunião com os clientes em bate-papos descontraídos e passa a imaginar os espaços. “É algo tão forte que eu visualizo toda a decoração formando-se na minha cabeça, com riqueza de detalhes, cores, volumes e materiais”, detalha Romy, que é capaz de rapidamente desenhar à mão tudo o que lhe vem a mente nesses momentos.

O processo criativo da decoradora mostra uma das faces de sua personalidade inquieta – algo que influenciou até mesmo a escolha da profissão. Ela conta que sempre gostou mudança, e notou que o curso de decoração permitiria isso. “As aulas mexiam comigo. Eu percebia que estava me preparando para fazer transformações significativas na vida das pessoas”, lembra.

Após se formar, Romy passou por diversas áreas do mercado. Foi funcionária de um escritório de decoração  e de uma fábrica de móveis. Antes de ter a própria empresa, trabalhou também em uma loja de decoração. Essas atividades são em grande parte responsáveis pelo conhecimento que permite Romy imaginar e criar ambientes tão rapidamente. Isso a deixa apta também a trabalhar em projetos cujo nível de desafio é alto. Exemplo disso é uma pousada situada na Ilha do Mel, onde foi contratada para repaginar os ambientes. Como o local tem diversas restrições para construção, sequer foi possível retirar paredes ou especificar os materiais que quisesse. “Conseguimos fazer um trabalho de transformação sem ter que demolir. Usamos elementos inusitados, e o resultado foi ótimo”, lembra.

Fã do estilo contemporâneo, Romy orgulha-se do fato de ter clientes que fazem trabalhos com ela há aproximadamente 30 anos. A profissional celebra ainda o relacionamento que construiu durante esse período com fornecedores e prestadores de serviço, considerando muitos deles como verdadeiros amigos. Afinal, o convívio é intenso. Romy gosta de estar presente em todas as etapas dos projetos que assume, em cada compra nas lojas e fases de execução. Isso reflete-se em um cotidiano agitado. “Já tive 18 projetos simultaneamente. Mas sempre consigo tempo para atender mais, frequentar a igreja  e fazer exercícios físicos”, detalha.

O ditado “Escolha um trabalho que ame, e nunca terás que trabalhar um dia em sua vida” é um dos preferidos de Romy. A agenda cheia que cumpre diariamente é vivenciada com alegria, seja no atendimento aos clientes, visitas a lojas ou obras. “Sinto-me viva desse jeito”, garante.

ENTREVISTA|VESATILIDADE
Matéria para Revista SuaCasa